terça-feira, 28 de junho de 2011

Informações sobre o visto (agendamento, formulários e entrevista).


Como prometido, esse post será exclusivamente para falar sobre visto e todo o processo que isso envolve: agendamento, preenchimento dos formulários e entrevista.
Confesso que se eu tivesse encontrado um post sobre isso antes da minha entrevista, com certeza teria sido mais fácil todo meu processo. hehehe
Lembrando que todas as informações são baseadas no processo de visto pela APIA. Portanto, pode ser que mude de agencia para agencia, mas no geral é bem parecido.
Bom, vamos lá!


O processo do visto é divido em 3 etapas:
1. Agendamento do visto
2. Preenchimento dos formulários e toda a possível documentação que eles possam pedir
3. Entrevista

.:: Agendamento::.

1º Passo: Acesse o site
www.visto-eua.com.br

2° Passo: Você precisará pagar a taxa de informações e agendamento de visto no valor de R$38,00. Você poderá reagendar a sua entrevista somente uma vez com essa senha, DESDE que haja disponibilidade.
O prazo máximo para esta mudança é de 48 horas (dias úteis) ANTES da data da entrevista.
Essa taxa poderá ser paga de duas maneiras (on-line ou boleto bancário). Clique na opção “PAGAMENTOS” (lado esquerdo da tela) e selecione o método desejado.

Tipos de pagamentos

* on-line (recomendado), pagamento efetuado através do cartão de débito ou crédito.
* boleto bancário, imprima esse boleto, pague no Citibank e aguarde no mínimo 1 dia útil para que possa realizar o agendamento.

3º Passo: Após efetuado o pagamento, clique na opção “INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO”, leia as instruções e em seguida clique na opção “Se você já realizou seu pagamento, clique aqui”.

4º Passo: Informe o número de seu passaporte e a data de nascimento e clique em “ENVIAR”.

5º Passo: Na tela “Posição de Créditos” clique em “AGENDAR ENTREVISTA”.

6º Passo: Na tela “Informações de Visto”, “Propósito da viagem” responda: “Entrar nos Estados Unidos para intercâmbio” (item 7). Note que o campo “duração” não estará disponível. Clique em “OK”.

7º Passo: Na pergunta: “Você tem o DS-2019 preenchido” e “Você pagou a taxa SEVIS?” marque “Sim” e “Sim”. Clique em “OK”.

8º Passo: Na tela “Informações sobre visto”, leia todas as informações, marque “LI E ENTENDI AS INFORMAÇÕES” e clique em “OK”.

9º Passo: Na tela “Adicionar Membros de Família”, marque “NÃO” para a pergunta: “Possui Membros Familiares” – clique em “PROSSEGUIR”

10º Passo: Na tela “Questionário de Agendamento “ – “em qual resposta o requerente se enquadra, marque a opção 2 – O requerente está solicitando um Visto Visitante de Intercâmbio. Clique em “PROSSEGUIR”.

11º Passo: Na tela “Confirmação de Informações” – marque na caixa correspondente se as informações estiverem corretas e clique em “AGENDAR”.

12º Passo: Clique sobre a data disponível (cor verde). Selecione o horário desejado e clique em “AGENDAR”. Observe que você deve agendar seu visto para o período da manhã.

13º Passo: Após agendado a data e horário confirme as informações na tela e clique em “CONFIRMAR”. Imprima o comprovante do agendamento e clique em ‘FINALIZAR e SAIR” .

Esse formulário deverá ser preenchido online. Assim que tiver finalizado o preenchimento, não se esqueça de imprimir a página de confirmação, pois você deverá apresentá-la no dia de sua entrevista.

.::Pagamento do Visto::.

Após você efetuar o agendamento, é necessário que você pague U$140,00 (eles convertem em reais) em uma agencia do Citibank.
Preste atenção na hora do pagamento. Você precisa levar seu passaporte e a confirmação do agendamento.
A moça do banco irá te perguntar qual o tipo de visto: RESPONDA J1 de trabalho e estudo (AU PAIR).

Eu me confundir na hora e falei estudante, que é o F (já que no papel de agendamento está como estudante) e quase morri depois que a moça da agência me disse que estava errado. Liguei em milhares de telefones do consulado (ninguém atende) e mandei e-mails para meio mundo. Graças a Deus eles me responderam que não havia problema, já que os valores de ambos são iguais. Imprimir o e-mail que eles me mandaram, e levei junto comigo no dia da entrevista para não ocorrer problemas. E deu tudo certo!

Guarde o comprovante de pagamento, você precisará levá-lo junto, no dia da entrevista!

.::Preenchimento DS 2019::.

A agência enviará este formulário preenchido, você só tem que datar (com o dia da entrevista) e assinar. Junto do DS 2019, a agência manda também o comprovante de pagamento da taxa SEVIS, que será solicitada no dia da entrevista.

.:: Preenchimento do formulário DS160 (Online)::.

Informações Iniciais
Após receber o seu AuPair in America placement Pack (seria o kit que nós da APIA recebemos após fazer o match com uma família), você deverá preencher o formulário DS160.
Atenção! Se você não estiver utilizando o site por mais de 20 minutos, sua sessão irá expirar e todas as informações inseridas, serão perdidas, portanto, leia atentamente todas as informações!
É recomendado que você frequentemente clique em “save” que está no fim de cada página preenchida e salve o mesmo em um arquivo no seu computador.


Começando a preencher o formulário DS160:
Esse formulário está disponível no link
https://ceac.state.gov/genniv/

- Selecione em que Consulado você irá ser entrevistada
- Faça o upload de uma foto que de acordo com as especificações do Consulado Americano: (tamanho 5X7 e você deverá ter uma aparência natural. rs) No site explica melhor...

Informações pessoais
Complete cada campo com seus dados pessoais.
Para cada questão que não houver resposta, selecione a opção “does not apply”. Lembre-se que todas as informações contidas nesse formulário, deverão ser as mesmas que as informações contidas em seu passaporte! (a tal da coerência)
Certifique-se que seu endereço e telefones estão corretos, pois o seu passaporte será enviado para esse endereço cadastrado.


Informações da Viagem
*
Selecione a opção “yes” e “student, exchange visa (f,j,m,q)”.

*Na questão “Intended length of stay”, a resposta correta é “12 months” (automaticamente seu visto estará válido para o 13° mês)

*Address where you will stay in the US: colocar o endereço de sua host family

*Person/entity paying for your trip: selecionar “company/organization”

Telefone: da apia no states

*Relationship to you: responder “employer”

*Is the address of the party paying for your trip same as your home address: selecionar “no” e digitar: o nome e endereço da agência nos states (Au pair in America).

Visitas anteriores aos EUA
Completar essa questão de acordo com suas visitas anteriores aos EUA. Caso nunca tenha viajado para os EUA, deixe essa questão em branco.

Family information
* Completar todas as questões…

Present work/education/training information
* A sua primeira informação profissional deverá ser a que está descrita no seu DS2019 (esse documento as meninas da Apia recebem com o placement Pack) e no seu application online do Au Pair in America.

Se você não estiver trabalhando no momento, deverá clicar na opção “other” e explicar. Por exemplo: “I am not currently employed because I have just graduated from college”. Ou “I am notcurrently employed because I gave up my job to be an Au Pair”.

Se você estiver trancando seus estudos para participar do programa Au Pair, você deverá selecionar a opção “Student”. Se você acabou de se graduar, favor selecionar a opção “other” e explicar. Ex.: I have just graduated.
Haverá perguntas sobre seus empregos anteriores.

Security and background
Todas as questões são obrigatórias e todas as respostas devem ser “No”.
Nessas questões eles viajam... É o tipo de questões: você já participou de terrorismo? Você tem a intenção de se prostituir no EUA... Sim, é bem assim mesmo... Não pasmem, eles são loucos hehehe

Additional point of contact
Complete esse campo com o contato de duas pessoas que estejam no Brasil e que saibam que você está participando do Programa Au Pair, que não sejam membros de sua família.

SEVIS Information
O número de identificação SEVIS está localizado no canto superior direito de seu DS2019 (certificate of eligibility for J1 visa)

* Selecione “yes” para a questão “do you intend to study?” (O programa de au pair exige que você estude.

*Course of Study – completar com - AU PAIR PARTICIPANT SO NOT YET KNOWN (já que você ainda não sabe onde e nem o que irá estudar).

Você está quase terminando o preenchimento deste formulário! Clique em
Review
e verifique se todas as informações estão corretas, incluindo a sua foto. Se estiver tudo correto, clique em “sign”

Sign and submit
Digite o número de seu passaporte e os caracteres que você verá na tela.
Irá aparecer a tela de confirmação que você deverá imprimir e levar com você ao Consulado no dia de sua entrevista.

NÃO SE ESQUEÇA DE IMPRIMIR A PÁGINA DE CONFIRMAÇÃO “CONFIRMATION PAGE” DE PREFERENCIA EM UMA IMPRESSORA A LASER, PQ MUITAS MENINAS TIVERAM PROBLEMAS COM O CÓDIGO DE BARRAS DO FORMULÁRIO, QUE NÃO ERA RECONHECIDO NO SISTEMA DELES.
EU ATE SUGIRO QUE VOCES IMPRIMAM MAIS DE UMA, PARA GARANTIR... NUNCA É DEMAIS, EU NEUROTICA QUE SOU, LEVEU 3 ! HAHAH


.::Documentos e a entrevista::.


Para o dia da entrevista no consulado, você obrigatoriamente terá que levar os seguintes documentos:

- Comprovante de agendamento (não se esqueça do código de barras)
- DS160 e DS2019
- Comprovante de pagamento de US$131(Citibank)
- Foto 5x7 (fundo branco)
- Passaporte
- Comprovante de pagamento da taxa SEVIS (vem junto no placement pack)

- Dinheiro para a taxa do Sedex (o valor varia de acordo com a sua região). Acho que paguei 22,00, mas não tenho certeza;

Considerações finais:
- Procurem chegar cedo no consulado
- Usem roupas confortáveis, pois enfrentarão muitas filas
- LEVEM CANETAS
- Procurem ficar calma, ou tente não transparecer nervosismo para o cônsul.
- Não levem nada de eletrônico (cel, câmera fotográfica, Ipod e etc) você vai passar pelo raio – x, se você tiver com algo do tipo, você não entra e precisa pagar para guardar.

Bom, meninas, espero que tenham gostado e que realmente ajudem as meninas que estão no processo de visto!

Sorte para todas!!!!

Ah, e vale lembrar:
Como eu já tinha dito no início do post, todas as informações foram baseadas no meu processo pela Au Pair In America. Não sei se encaixa para as outras agências.
Verifiquem direitinho.

Meu beijo.

Créditos do post:
Para Nani querida, que me ajudou com o post que ela tinha feito...
Muitas das informações foram extraídas do blog que ela tinha: Aventuras-da-nani.

imagens: Google ..rs

5 comentários:

Cris disse...

Ah o visto... to morrendo d medo desta etapa =/
e olha q já passei por isso.
Qd vc embarca???
to seguindo ok?!
bjs

Mandy Anita disse...

Oie Thá
Amei o post!
Nossa vc resumiu bem...
Bjão

Tisha Shay disse...

nossa super mega útil!!!
vou gruardar com carinho pra minha hora :D

Jú Bulhões disse...

Oiii, que legal que vai pra Califa também!!
Embarco domingo, dia 10/07 mimimi, está tão pertoo... e você?

jeitoincertodeser disse...

oi tha, tudo bom? valeuuu!!
eu to indo pra seattle! :)
e vou logo avisando, sou louca pra conhecer a california, entao...assim q tiver uma folga esse será meu primeiro destino. nos encontraremos! :D

beijo

Postar um comentário